O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualiza seu boletim mensal de oferta e demanda nesta quinta-feira, 9 de abril e, por mais que as notícias relacionadas ao coronavírus tenham um peso grande sobre o andamento das cotações, o impacto dos novos números pode ser considerável.

Os estoques finais de soja dos EUA são estimados para virem reportados entre 10,89 e 13,72 milhões de toneladas, com média das expectativas em 12,08 milhões. Em março, o número veio estimado em 11,57 milhões de toneladas. 

Para o milho, as projeções variam de 45,47 a 54,61 milhões de toneladas e a média para os estoques norte-americanos é de 50,55 milhões de toneladas, contra a estimativa do mês passado de 48,06, milhões de toneladas. 

Como explica Marcos Araújo, analista de mercado da Agrinvest Commodities, o aumento dos estoques pode vir refletindo o ritmo mais lento das exportações norte-americanas em função dos impactos do coronavírus nos setores de etanol de milho e na produção de carnes. 

 “Diante da redução da demanda da soja e do milho, podemos ter um aumento dos estoques finais até o fim da temporada 2019/20 na soja de 4 milhões de toneladas e no milho, de 36 milhões. Mas claro que o USDA não fará todo esse corte de demanda no relatório de abril”.

Fonte: Noticiasagricolas

Veja a matéria completa