O sistema de armazenagem de grãos no Brasil, apesar do avanço dos ultimo anos ainda possui um déficit de cerca de 70 milhões de toneladas, segundo a FAO um país agrícola deve ter a capacidade de armazenamento em 1,2 vezes a sua produção, capacidade essa, em condições adequadas de armazenamento, o que acentua o déficit da armazenagem brasileira.
Fator importante no sistema de armazenamento moderno é a segregação de grãos, estamos muito a quem no que se diz respeito, não temos essa capacidade, o que torna mais difícil a armazenagem de produtos especiais, culturas ainda de produção pouco expressiva, e até mesmo a chance de promover diferenciais de preço em produtos de cultivo orgânico e/ou convencional.
Entra no circuito o sistema de armazenagem em bolsas plásticas, os chamados ‘silo bolsa’, sistema que se mostra eficiente dentro de suas características, e como todas as tecnologias, possuem particularidades para que aconteça a armazenagem de forma segura.
O silo bolsa ou silo bag traz ao armazenador a chance de armazenar sua produção de forma segura e segregada, separando por lotes, variedades, enfim da forma como lhe for conveniente e economicamente viável. São baixos os custos de implantação se comparados aos custos de um armazém estático, a rápida tomada de decisão entre armazenar ou vender a produção pode ser destacada nesse formato, alem de ser um agente de logística na colheita e aumentar a capacidade de armazenagem de um armazém convencional, poderíamos classificá-lo como um “grande coringa” dentro do circuito agro.
A armazenagem em silo bolsa acontece de forma muito segura, uma vez que o ambiente modificado pobre em O2 rico em CO2 e sem luz, forma um ambiente impróprio para o desenvolvimento de microorganismos e pragas dos grãos armazenados, isso diminui a necessidade de expurgos. Dentro do silobolsa diminui as perdas de qualidade devida à armazenagem, perdas essas que podem ser importantes em determinados grãos, principalmente os de consumo humano e inteiros, onde cor e brilho são fatores que refletem na precificação como, por exemplo, o feijão. A chamada quebra técnica no silobag se torna inexistente e a baixa de umidade não acontece, com isso não há prejuízos quantitativos, presentes em outros sistemas de armazenamento.
Para que o tal ambiente modificado aconteça partimos da premissa de que não haverá a troca de gases e líquido com o ambiente externo, muitas vezes esse ponto importantíssimo é ignorado pelo armazenador e o insucesso no uso da tecnologia acontece. “O SILOBOLSA FUNCIONA MUITO BEM DESDE QUE NÃO HAJA ABERTURAS QUE PROPORCIONEM A ENTRADA DE AR E AGUA.”
O sucesso da armazenagem em bolsas plásticas passa por equipamentos de enchimento bem regulados, bolsas de qualidade, equipe bem treinada e um FECHAMENTO bem feito das extremidades dos silos.
O fechamento inteligente, eficiente e econômico do silo bolsa é feito através da seladora térmica SelaSilo, que usa em torno de 10cm para tal, em dois minutos o silo bolsa esta fechado e seguro para armazenar os grãos.