As exportações brasileiras de soja já superaram o recorde esperado e somam 13,22 milhões de toneladas, de acordo com os últimos números da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Dessa forma, no acumulado do ano, os embarques nacionais da oleaginosa já chegam a 31,4 milhões de toneladas, registrando mais um número recorde, como tem sido todos os dados da commodity para 2020.
Ao olhar ainda mais detalhadamente os números, é possível observar que o fluxo diário dos embarques também se mostra muito forte, com média, na última semana, de 826 mil toneladas/dia. Dessa forma, com o ritmo sendo mantido e mais 5 dias úteis a serem contabilizados, há a possibilidade de que as exportações de soja este mês alcancem as 16 milhões de toneladas.
O principal destino da soja brasileira continua sendo a China. Apesar de algumas compras feitas nos EUA na última semana, a competitividade do Brasil continua atraindo os compradores, em especial os chineses, que já haviam afirmado que comprariam o grão onde ele estivesse mais barato.
“O câmbio brasileiro nos atuais patamares permite ao exportador no Brasil colocar nosso grão a preços competitivos para o comprador internacional e, ao mesmo tempo, remunerar com preços mais altos ao produtor rural que possui soja disponível”, explicam os diretores da ARC Mercosul.
Fonte: Noticiasagricolas